Segredos do Bom Samaritano


bom-samaritanoTexto: Lc 10:33-37
Introdução: 

Jerico era no tempo de Cristo, uma cidade sacerdotal, e nada menos que doze mil sacerdotes habitavam ali, e usavam aquele caminho constantemente para ministrarem no templo.
Ao passar ao largo, o sacerdote e o levita nos mostra que nem todos os que estão vestidos de uma capa religiosa, são aprovados por Deus. Sendo Jesus a figura central desta parábola, mostra a sua compaixão revelando o amor de Deus que não vê barreira para amar.
• O que tinha o bom samaritano,e porque Jesus faz uso da pessoa deste na parábola? Qual eram os seu segredos?


Tenha acesse a  mais 400 esboços de pregações 

 A Assíria havia conquistado o reino norte (Israel no ano 722 a.C) e deportou o seu povo, todos os israelitas que pertenciam o reino norte, e substituindo-os por pagãos, os quais deram origem ao povo samaritano 2Rs17:24-34.
Os samaritanos não eram todos idolatras, e reconheciam somente o Pentateuco como sendo inspirados por Deus (os judeus reconheciam a Torá), formando assim a sua própria religião.

• As atitudes do bom samaritano, ajuda-nos a entender o que ele de fato tinha:


1) Amor anti-faccioso: 

• Ele esqueceu-se de si mesmo, tudo ficou para traz, ficou em segundo plano.
• Foi preciso estar perto do necessitado, tomar sua carga Is41:6.


2) Compaixão sacrificiosa: 

• Não olhou para o preconceito, raça, religião, nível cultural, posição social (há muitos que só tem intenção de receber a recompensa e desprezam os simples Rm2:11).
• Não sentiu um mero sentimento religioso ou social, teve compaixão (que e colocar-se no lugar do necessitado) Mt14:14, v.33.
A compaixão atrai para junto de si a “misericórdia”, que e trazer a miséria do próximo para junto de si ( a palavra misericórdia vem da união de duas palavras latinas misero (miséria) e cordis (coração), significando colocar a miséria do próximo no nosso próprio coração).



3) Liberalidade: 

• Pagou dois denários, o equivalente a dois dias de trabalho.
• A hospedaria nos mostra a igreja, lugar onde as feridas são curadas, o dinheiro investido nos fala sobre a obra missionária que precisa da nossa contribuição.


4) Vinho: 

• Sl 104:15, Lc 5:39, o vinho nos fala de alegria, cura para as decepções, e também era usado como anticéptico conf. Lc 10:34.


5) Óleo Ec 9:8 : 

• Óleo e símbolo do Espírito Santo
• Unção que vem do alto, unção não se transfere, se compartilha
• Unção e o que despedaça o jugo Is 10:27

Conclusão:

• Ele prometeu voltar... v.35. (comente)


Tenha acesse a  mais 400 esboços de pregações 



5 comentários:

Anônimo disse...

Ele prometeu voltar, essa volta do bom samaritano esta relacionada com a segunda vinda de jesus.

Anônimo disse...

que a cada dia possa nasçer um bom samaritano em nossos coraçoes estudo muito lindo e bem explicado

Anônimo disse...

Romanos 13:8.
Que possamos fazer, tudo quanto nos for encumbido, da parte de Deus.

Alex Henriques disse...

O BOM SAMARITANO E SUAS LIÇÕES PARA A IGREJA ATUAL

Introdução

Um doutor da lei, entre os tantos que sempre tentavam fazer Jesus Cristo cair em alguma contradição, para o acusarem de algum crime contra as leis judaicas, questionou o mestre sobre os mandamentos e sobre quem é o nosso próximo, ou seja, quem deve ser alvo de nosso amor.
Jesus, então, como resposta à indagação daquele líder, contou a história que chamamos de “o bom samaritano”.

O homem que viajava de Jerusalém para Jericó, ao ser atacado por ladrões, sofreu as seguintes violações: -

*Foi roubado: Assim, ele perdeu os bens que estavam com ele

*Espancado : Aicou à beira da morte,

*Deixado meio-morto: Torturado e miseravelmente abandonado.

Ações Preventivas da Igreja

Esta situação repete-se em nossos dias, tanto no plano concreto quanto no mundo espiritual. As pessoas sofrem assédios, tanto dos ladrões de carne e osso, como dos espíritos malignos, que têm o mesmo objetivo: matar, roubar e destruir. A mídia, em todas as suas formas, divulga, diariamente, relatos de violências, em todos os níveis, contra homens, mulheres, jovens e crianças, de todas as idades. As pessoas, como o homem que foi roubado e espancado, estão meio mortas, com medo, ansiosas, sem esperança e abandonadas à própria sorte.
Qual deve ser a nossa atitude, primeiro como seres humanos e, depois, principalmente, como cristãos que colocam em prática a palavra de Deus? Jesus deu-nos a resposta ao evidenciar, primeiro a omissão do sacerdote e do levita – que passaram pelo mesmo caminho e se omitiram covardemente – e depois, mostrou as atitudes do samaritano, um quase estrangeiro e considerado pelos judeus da época como uma pessoa de segunda categoria. Vejamos o que o samaritano fez:

3 Coisas que Aprendemos aqui no texto

1) Ele viu e chegou perto. Ele encheu-se de íntima compaixão (At 3.7), (Jô 5)
le se importou: ele viu e permitiu que aquela imagem lhe causasse um impacto capaz de mudar sua atitude momentânea.

2) Ele tratou das feridas do moribundo ou (Esta preste a acabar e agonizando)
O samaritano não ficou apenas observando o sofrimento daquela vítima. Ele agiu prontamente e rápido. Usou os meios que dispunha no momento para diminuir a dor daquele que estava ferido.

3) Ele colocou em sua cavalgadura ou Sela
Ele assumiu responsabilidade sobre aquele homem. Ele entendeu que precisava fazer algo mais. Precisa tirar aquela pessoa daquela situação crítica, perigosa e lastimável. Há momentos que Deus coloca sob nossa responsabilidade pessoas em situação de risco, o que exige de nós uma ação imediata, contínua e eficaz.

4) Ele levou para uma estalagem
Ele conduziu o ferido para um lugar seguro, de repouso e de restauração.

5) Ele cuidou do ferido na estalagem
ele não tratou, apenas, superficialmente. Ele continuou a cuidar. Muitas vezes socorremos alguém, ou visitamos a pessoa uma vez e, depois, a deixamos abandonada. O samaritano nos ensina que é preciso investir tempo e recursos.

6) Ele tomou providências para a continuidade do socorro deixou dinheiro e ordens expressas para que o ferido fosse cuidado até o seu restabelecimento total.

O Pastor Batista Martin Luther King, assassinado por causa de sua fé militante, afirmou: “O que me assusta não são as ações e os gritos das pessoas más, mas a indiferença e o silêncio das pessoas boas

Anônimo disse...

Benção pura parabéns meus amados que o Senhor venha continuar usando vocês para abençoar muitas e muitas vidas..

Postar um comentário

1.Seu comentário nos incentiva a postar mais mensagens;
2. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
3. Não faço parcerias por meio de comentários;