Lições do Deserto - [Esboços e Pregações]

Texto: Deuteronômio 8.1-5
Introdução
Significado de deserto, segundo os dicionários: Lugar desabitado, árido, sem água.
Imagine 2 milhões de pessoas, incluindo crianças, vivendo num lugar desses durante quarenta anos – FAZER UM RESUMO DA PEREGRINAÇÃO DO POVO DE ISRAEL NO DESERTO.
Às vezes parece que estamos vivendo no deserto. Temos então que aprender algumas lições com o povo de Israel.


I – O deserto não é um lugar definitivo

Quarenta anos o povo de Israel passou no deserto, porém o objetivo era a conquista da terra prometida.

CONTEXTUALIZAÇÃO: Almejamos o céu, nossa terra prometida, o nosso repouso (Hebreus 4.9). Porém para chegarmos lá é preciso:

1. PREPARAÇÃO: Ver Josué 1.10
Os israelitas teriam que levar provisão para a jornada. Precisavam estar bem alimentados. Encontramos o alimento espiritual na Palavra de Deus.
Deus fala através do Profeta Amós: “Prepara-te ó Israel para te encontrares com o teu Deus”. Amós 4.12b – ÊNFASE: Não é aos “de fora” que Deus está falando, mas ao seu povo.

2. VIDA DE SANTIFICAÇÃO: Ver Josué 3.5
Santificação é separação do mundo, isto é do pecado. A conquista da terra só foi possível depois que os israelitas se purificaram das contaminações prescritas na Lei. Temos na Bíblia, tanto no VT como no NT vários textos que nos exortam a viver em santificação. Eis alguns: Salmo 24.3-4 – Hebreus 12.14 – Tiago 1.27 – ÊNFASE: Não é suficiente ser religioso, mas é preciso abster-se do pecado.


3. VIDA DE CONSAGRAÇÃO: Ver o Capítulo 5 de Josué
A circuncisão representava a consagração do povo a Deus. No tempo da Graça, consagração é dedicação total de nossa vida a Deus. É preciso circuncidar o coração. ÊNFASE: A circuncisão era um sinal externo do compromisso com Deus. Não precisamos mais de rituais religiosos, pois o que Deus deseja é um coração quebrantado. Ver Salmo 51.17.
APLICAÇÃO: Se você parece estar vivendo no deserto, lembre-se que o deserto é o lugar de preparação para conquista da terra prometida.

II – No deserto Deus não nos abandona


Deus estava presente no deserto seja na nuvem (de dia), seja na coluna de fogo (à noite). O clima no deserto chega a temperaturas insuportáveis. Durante o dia chega a níveis altíssimos. A nuvem seguia os israelitas para amenizar o calor. À noite a temperatura cai a níveis insuportáveis. A coluna de fogo servia tanto para iluminar como para aquecer.

CONTEXTUALIZAÇÃO: A presença de Deus em nossa vida é suficiente para nos proteger das intempéries da vida. Todavia é preciso:

1. CLAMAR: Ver Jeremias 33.3
Clamar por socorro, nos momentos de angústia. No deserto. ÊNFASE: Davi clamou por socorro e o Senhor o livrou do “Poço de lama e perdição”. Salmo 40

2. FUGIR: Ver II Timóteo 2.22
Todos, independente de idade, temos que fugir do pecado. ÊNFASE: Fugir do pecado antes de ser covardia é sinal de temor a Deus. Exemplo: José Diante da mulher de Potifar.

3. OBEDECER: Ver I Samuel 15.22
Deus não está interessado em nosso serviço religioso apenas ritualista, mas deseja obediência aos seus mandamentos. ÊNFASE: Deus rejeita o culto ritualista do povo de Israel, como denuncia o Profeta Isaias.

APLICAÇÃO: Se você está passando pelo deserto, lembre-se que Deus é fiel e nunca vai te abandonar. É dela a promessa: “Nunca te deixarei e jamais te abandonarei".

III – Deus supre as nossas necessidades no deserto 

Durante quarenta anos o Senhor proveu comida, água, roupa e calçado para o povo. Verdadeiros milagres aconteceram no meio do povo de Israel.

CONTEXTUALIZAÇÃO: No campo espiritual Deus coloca a nossa disposição todo o suprimento para nos tirar do deserto. Use o armamento:

1. A PALAVRA: Ver Salmo 1.1-2
É por meio da leitura e meditação da Palavra que Deus fala conosco.
ÊNFASE: Foi pela Palavra que Jesus venceu a tentação no deserto.

2. A ORAÇÃO: Ver Mateus 7.7-8
É por meio da oração que falamos com Deus. Jesus garante que Deus ouve e responde as nossas orações. ÊNFASE: Jesus gastou mais tempo orando do que ensinando sobre oração.

3. A COMUNHÃO: Ver Salmo 133
O texto lembra o tabernáculo, local do culto naquela época.
ÊNFASE: É falta grave abandonar a congregação – Ver Hebreus 10.25

CONTEXTUALIZAÇÃO: Hoje temos o templo, onde a igreja se reúne para a adoração e a comunhão. Aqui o Senhor ordena a bênção.

CONCLUSÃO
Se você está passando pelo deserto, creia que Deus está te preparando para conquistas. Não desanime, pois a terra prometida, a nova Canaã é logo ali.

11 comentários:

neto disse...

muito interessante irmão este sermão falando sobre o deserto.DEUS ABENÇÕE.

cleide disse...

Vivemos não creio que seja só em nossa igreja, mas em nossos dias. Problemas como um encher de templos e esvaziamento de espirito. Nossos jovens querem tudo dentro da igreja, mas não querem entender qual é a real vontade de Deus para suas vidas. Falasse em contextualização mas não está havendo a verdadeira interação com a vontade de Deus. Falo de mim mesma, e também dos que estão a minha volta. Justificamos tudo, trocamos os nomes das coisas. Falta de conversão é "desanimo". Desrespeito com a palavra e com tudo que se relaciona a Deus é "fase". Ir a igreja, mas falhar em alguns pontos da vida, (linguagem, postura)é hipocrisia, mas quando eu faço isto e outras coisas mais mas não vou a igreja é "opção". Abandonar a esposa e filhos para viver com outra mais jovem e cuidar dos filhos dela é" natural nos dias de hoje". Trabalho com um grupo de jovens em minha igreja, e estou preocupada, querem balada gospel, semana de louvor o ano todo, debate de conhecimento bíblico e quem acha os versículos mais rapidamente, cafés da manhã e piadas gospel, para eles isto é contextualizar. A interação é de mim para você. Deus não entra. Amam pastores que tem essa condição, mas sem a presença desses pastores entram num estado de frieza e rebeldia com os interesses de Deus. Desculpe acho que foi mais um desabafo que um comentário, mas fica valendo como objeto de estudo.rsrsrs
A paz

Anônimo disse...

estou feliz pois a cada dia se cumpre as profecias biblicas,a volta do senhor jesus para arrebatar a sua igreja está próximo,temos os sinais mas não sabemos a hora,a que hora estamos do arrebatamento?
É tempo de vivermos a palavra do senhor realmente,comermos da palavra,chega de teorias paralelas e muita teologia que não edificam em nada,precisamos de biblia.
somente Biblia,é hora de se preparar,chega de eu sei eu sou eu faço,sem o ESPÍRITO SANTO NADA PODEMOS FAZER,a honra e glória é só do senhor dos senhores e reis dos reis JESUS

presb. Antonio A.Godinho disse...

A repeito,toda glória seja dada a DEUS,não precisamos de animadores de torcidas,precisamos de homens de Deus comprometidos com a palavra.

Eva R. Rosa disse...

Concordo plenamente com os comentarios dos irmãos acima. Realmente estamos precisando de pastores comprometido em pregar a verdade pura e crua e doa a quem doer,Jesus esta voltando e ninguem ou alguns não estão preocupado em ensinar a verdade.Precisamos pedir a direção do Espiríto Santo para nos direcionar nesta jornadatão ardua.

Angelo Ribeiro disse...

PRECISAMOS DE POSTURA E ENTREGA MAS ENTREGA TOTAL DE NOSSAS VIDAS DEUS NOS AMA ELE QUER DA O MELHOR PARA NÓS, MAS ESTAMOS BRINCANDO DE SER CRENTE NA VERDADE TEMOS QUE SER SERVOSS

sevla disse...

muito Bom!! são palavras que tocam o coração!

Bruno silva disse...

deserto no meu ponto de vista e uma escola, e onde Deus que prova a sua fé onde você se coloca mais diante dos pes do senhor, deserto e provação e luta e perseguiçao, mais Deus e vai suprir suas necessidade. Por que Ele e o Deus das causas impossiveis Ele pega um impossivel e torna possivel. Creia nisso, maio que o deserto que você esta passado, e teu galardão guando for aprovado.

Joselito macena disse...

este sermao e mesmo uma bença de Deus muito bom irmao Deus comtinuie te abençoando mais e mais amem

Djalma oliveira disse...

Muito bom mesmo este sermão...! Gostaria que todos estivesse esse acesso...!

Anônimo disse...

q DEUS continue trabalhando em seu favor pz de DEUS

Postar um comentário

1.Seu comentário nos incentiva a postar mais mensagens;
2. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
3. Não faço parcerias por meio de comentários;