O que é Concupiscência ?

Você ama pregar a palavra de Deus, mas tem dificuldades para preparar uma pregação? CLIQUE AQUI

Concupiscência, esta palavra no original; vem do Grego (epithumia) denota "desejo forte" de qualquer tipo, os diversos tipos sendo frequentemente especificados por algum adjetivo. A palavra é usada em referência a um desejo bom somente em (Lc 22.15; Fp 1.23 e Ts 2.17). Em todos os outros lugares, tem um sentido ruim. Em (Rm 6.12), a injunção contra deixar que o reinado do pecado em nosso corpo mortal obedeça à "concupiscência", refere-se aos maus desejos que estão prontos para se expressar em atividades físicas. São igualmente as "concupiscências" da carne (Rm 13.14; Gl 5.16,24; Ef 2.3; 2Pe 2.18; 1Jo 2.16), expressão que descreve as emoções da alma, a tendência natural para as coisas más. Tais "concupiscências" não são necessariamente vis e imorais, elas podem ser refinadas adequadamente, mas serão más se forem inconsistentes com a vontade de Deus.


Amados, aparentemente o Apóstolo Paulo havia terminado seu trabalho no Oriente e planejava visitar Roma em seu caminho para Espanha, depois de trazer a oferta aos cristãos pobres de Jerusalém (Rm 15.22-28). A igreja romana era na sua maioria judia, mas também havia muitos gentios.

Nesta carta o apóstolo explica como Deus lidou com a humanidade pecadora. Ele mesmo (DEUS) sofreu na cruz o castigo que Ele mesmo definiu: o salário do pecado é a morte. E é essa a mensagem que o apóstolo passou para igreja de Roma e quer passar para sua vida!.

Irmãos, observando o texto da mensagem; aqui o pecado é ilustrado como um rei ou tirano que domina as emoções, as faculdades da mente e do espírito e os membros do corpo de um homem, controlando toda a sua vida. E Paulo, prega para que os romanos e nós não permitamos que o pecado  aja ou reine no corpo mortal; o apelo do apóstolo é,  não dê a ele lugar ou espaço para agir em seu ser. Amados, eu aprendo que: o pecado não domina ou destrói; (ele domina e destrói). Onde o pecado estiver reinando, ele terá domínio.

O apóstolo diz, que obedecer ao pecado em suas concupiscências; é mais uma prova que o pecado é uma pessoa espiritual real que domina a vida. Irmãos, analisando os argumentos do apóstolo, o pecado em si não tem concupiscências além das concupiscências do homem. Na verdade, as concupiscências do pecado são as concupiscências de Satanás (Rm 6.12; Jo 8.44; Ef 2.2,3; 1Jo 2.17; 3.8). Observando as concupiscências do homem são os seus próprios poderes criativos depravados e corrompidos (Tg 1.14; 4.1,3; 2Tm 4.3; 1Pe 4.2). No contexto Bíblico, eles compõem a natureza adâmica básica. Mas Amados Irmãos e Queridas Irmãs, é interessante ressaltar que: as mesmas faculdades que se entregam ao pecado pode igualmente se render a Deus e praticar atos puros e santos.

Irmãos, outro assunto que aparece no cenário deste texto é a tentação; o apóstolo afirma em sua epístola que, não é pecado ser tentado (Tg 1.13-15). E mas, (enquanto o pecado existe como apelo satânico é pecado e concupiscência de Satanás, e não nosso). Quando cedemos, fazemos do pecado do diabo o nosso próprio pecado; é importante que nós entendamos a linha de raciocínio da revelação do apóstolo para as nossas vidas. Quem é tentado deve obedecer a (Tiago 4.7; 1Pe 5.8,9; Ef 4.27) que é a revelação maior, que diz assim, quando o homem rejeita o pecado, não importando quão forte seja a tentação, este não se concretiza (1Jo 3,4; Tg 1.13-15).

Meus Queridos Irmãos, entregue a Deus o seu desejo. Satanás não pode força-lo, e Deus não o fará. Eu aprendo meus Amados, que a coisa normal e segura a fazer é desejar a vontade de Deus ( Rm 12.2).

Irmãos, o desejo de Deus é que: você obedeça a vontade Dele; e obedecendo a vontade de Deus, Ele será a sua fortaleza contra os acometimentos de Satanás do pecado e suas concupiscências.

Você ama pregar a palavra de Deus, mas tem dificuldades para preparar uma pregação? CLIQUE AQUI

Se Gostou, Compartilhe

FacebookTwitterGoogle+

1.Seu comentário nos incentiva a postar mais mensagens;
2. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
3. Não faço parcerias por meio de comentários;

EmoticonEmoticon